A Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo é uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), beneficente e sem fins lucrativos, reconhecida de Utilidade Pública pelos poderes públicos. Localizada em uma área de 23.000 m2, em meio ao verde e ar puro da Serra da Cantareira, a Provedoria proporciona aos seus residentes uma infraestrutura voltada à terceira idade, com serviços prestados por uma equipe especializada de 23 colaboradores remunerados.

Conheça a Provedoria e sua obra
Time Line

O Lar da Provedoria é calmo, claro e convidativo. Tudo é simples, mas bem pensado, com superfícies planas, alamedas para caminhadas, atividades e banhos de sol, banheiros e corredores com corrimãos, luzes de fácil acionamento noturno. Ainda, embora a Provedoria não seja uma entidade hospitalar, a equipe conta com cuidadoras, enfermeiras, fisioterapeutas e um médico, que cuidam da higiene pessoal, administração de dietas, remédios e saúde dos idosos. A nutricionista prescreve e os cozinheiros garantem a alimentação balanceada de cinco refeições diárias. É nesse ambiente de paz e assistência contínua que nossos idosos vivem com merecida tranquilidade.


Nossa história na linha do tempo

Em 1968, por iniciativa de um grupo de empresários portugueses e do Consulado Geral de Portugal em São Paulo, foi fundada a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo. O mesmo grupo que criou a Instituição, ao receber a doação de um terreno na Serra da Cantareira, zona norte de São Paulo, viabilizou a construção do Lar da Provedoria, inaugurado em 1978 com capacidade para abrigar 50 idosos.

Em 2004, com o apoio e subsídio do governo português, o Lar ganhou novas instalações e praticamente dobrou a capacidade de acolhimento para até 96 idosos. No ano seguinte, a Provedoria montou na Casa de Portugal o Centro de Apoio a Portugueses Carenciados, uma célula que auxilia o Consulado de Portugal a orientar e prestar apoio social aos cidadãos portugueses em situação de vulnerabilidade.

Pelicano

Pelicano, a ave símbolo da Provedoria

Segundo uma antiga lenda, na falta de alimentos para seus filhotes famintos no inverno, o pelicano rasgava seu próprio peito com o bico e entregava seu sangue para suas crias sobreviverem. Assim, com seu sacrifício, o Pelicano simboliza o altruísmo máximo. À medida que damos uma pequena parcela do que é nosso – tempo, posses, habilidades – na verdade, alimentamos a nossa própria existência. Temos a oportunidade de construir valores virtuosos em nosso caráter, de perceber que à medida que os anos passam, as boas ações ficam e se eternizam além de nossas vidas.

Junte-se à Família Provedoria

Participe como Pessoa Física ou Jurídica desta jornada de amor ao próximo, associando-se ou contribuindo com a Provedoria da Comunidade Portuguesa de São Paulo.

SAIBA MAIS!

ALGUMAS IMAGENS DA PROVEDORIA